Caracterização

Localiza-se na cidade de Tavira, na União de Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago), na localidade do Mato Santo Espírito, na Rua Gaspar Corte Real, n.º9A. Fica numa urbanização recente e muito tranquila, no limite da zona urbana da cidade de Tavira: Há acesso aos transportes públicos e existem, atualmente, 4 cafés, 1 restaurante (com caixa multibanco), 1 minimercado e 2 parques infantis, um deles mesmo em frente ao jardim-escola. Esta urbanização é maioritariamente habitada por casais novos que, aqui, decidiram comprar um apartamento ou construir uma vivenda. Este jardim-escola abriu a 1 de setembro de 2008 tendo recebido, pela primeira vez, a 2 de setembro, as crianças de todas as valências.
O terreno foi cedido pela Câmara Municipal de Tavira que financiou em 20% os custos com a construção do edifício, sendo os restantes 80% suportados inteiramente pela Associação de Jardins-Escolas João de Deus. É um edifício de arquitetura moderna, com linhas direitas, constituído por dois pisos. O piso 0, com as zonas de: secretaria, Creche, Pré-Escolar, ginásio, balneários, recreios (cobertos e descobertos), salão, WC ´s, refeitório e cozinha (com várias salas em anexo, nomeadamente a lavandaria, as despensas, entre outras) e o Piso 1, onde se encontram as zonas do 1.ºCiclo, sala de isolamento, de professores, de reuniões, biblioteca, WC´ s, bancada superior do ginásio e recreio descoberto. Muitas das crianças que frequentam este jardim-escola, assim como algumas funcionárias, habitam nesta mesma urbanização, o que faz com que este jardim-escola ainda esteja mais diretamente ligado à população residente na mesma. Devido à sua localização geográfica e ao facto de ser a única Instituição Particular de Solidariedade Social, desde Tavira até Vila Real de Santo António, com as três valências: Creche, Pré-Escolar e 1.ºCiclo, é frequentada, também, por crianças dos concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António. No entanto, a maioria da população escolar é oriunda da principal freguesia do concelho de Tavira (União de Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago). Este jardim-escola, sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social, não pertence a nenhum território educativo de intervenção prioritária, mas inclui no seu horário de funcionamento atividades de tempos livres. Nele existem 3 valências, havendo 3 turmas na Creche, 3 turmas no Pré-Escolar e 4 turmas no 1ºCiclo.
O seu regime de funcionamento é normal, decorrendo as atividades da Creche entre as 8h e as 19h, no Pré-Escolar entre as 9h e as 12h30m, de manhã e as 14h30m e as 16h30m, de tarde. As do 1.º Ciclo decorrem entre as 9h e as 13h, de manhã e as 14h30m e as 17h, de tarde. A abertura faz-se às 8h e o encerramento às 19h, diariamente e para todas as valências, para que se possa dar maior apoio às famílias das crianças.

Alguns dados informativos sobre o jardim-escola:

Entidade Patronal: Associação de Jardins-Escolas João de Deus
Presidente: António de Deus Ramos Ponces de Carvalho
Tipo de Instituição: Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)
Alvará de Utilização n.º: 405/2008
Autorização Definitiva de Funcionamento n.º: 20/DREALG